Ensino Religioso 22 a 26/09.

Ensino Religioso 22 a 26/09.

 *Correção das atividades da aula anterior.

    A palavra Ética, do grego ethos, designa . . . os costumes; a condução da vida; as regras de comportamento.

     A Ética é o estudo da moralidade do agir humano; é o estudo da bondade ou da maldade dos atos humanos, a retidão dos atos humanos frente à ordem moral. 

    È justificada pela Moral enquanto esta estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o bem viver, um agir segundo o bem, remetendo estas regras ao agir humano, aos comportamentos cotidianos, às escolhas existenciais. . . . . .a Ética se coloca como um questionamento sobre o agir, uma reflexão sobre o que é preciso fazer, uma procura pelo que é bom ou justo. 

 A Ética não estabelece regras, mas propõe uma reflexão sobre a ação humana, sobre sua retidão frente à ordem moral. 

 A Ética espontaneamente gera: 

1- Questionamentos: a ética nos leva a refletir sobre as normas ou regras de comportamento, nos leva a analisar princípios, valores que fundamentam nossa obrigação na sociedade. 

2- Sistematização da reflexão: encontrada em teorias ou escolas que tratam da moral e da ética, ou o conjunto de normas de grupos específicos, como é o caso dos códigos de ética profissional.

 3- Prática concreta: ou a realização de valores que exige o processo de deliberação, a decisão, a atitude subjacente e a ação propriamente dita.


O Peixe (Ética)

Jorge tinha onze anos e sempre ia pescar no cais próximo ao chalé da família.

A temporada de pesca só começaria no dia seguinte, mas Jorge e seu pai saíram no fim da tarde para pegar apenas peixes cuja captura estava liberada.

O menino amarrou uma isca e começou a arremessar. Logo o caniço vergou, e ele se deu conta que havia algo enorme na ponta da linha.

O pai olhava com admiração, enquanto Jorge habilmente e com muito cuidado, retirava o peixe exausto da água. Era o maior que já tinha visto, porém sua pesca só era permitida na temporada, que ainda não havia começado.

Enquanto apreciavam aquela beleza de peixe, o pai acendeu um fósforo e olhou para o relógio. Pouco mais de dez da noite… Ainda faltavam quase duas horas para a abertura da temporada.

Seu pai então olhou para o peixe e depois para Jorge, e disse:

– Filho, você tem que devolvê-lo!

– Mas papai! – reclamou o menino.

– Vai aparecer outro – insistiu o pai.

– Não tão grande quanto este – choramingou Jorge.

Jorge olhou à volta do lago. Não havia outros pescadores ou embarcações à vista. Voltou novamente o triste olhar para o pai, porém ele sabia, pela firmeza em sua voz, que a decisão era inegociável. Mesmo não havendo ninguém por perto.

Com cuidado, tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. O peixe rapidamente desapareceu.

Naquele momento, Jorge teve a certeza de que jamais pegaria novamente um peixe tão grande quanto aquele.

Trinta anos depois, o Chalé continua lá, e Jorge, um bem-sucedido arquiteto, leva seus filhos pra pescar no mesmo cais.

Sua intuição estava correta. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como o daquela noite, porém, vê o mesmo peixe todas as vezes que se depara com uma questão ética.

Como seu pai lhe ensinou, a ética é simplesmente uma questão de CERTO e ERRADO.

 

Se desejo o melhor para mim, é isto que devo oferecer aos outros. Agir corretamente quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, se revela quando agimos corretamente enquanto ninguém está nos observando.

 

Nossos atos valem muito mais que palavras!

 

Neste mundo, o que nos faz ricos não são as coisas que ganhamos, mas aquelas das quais abrimos mão. (Henry Ward Beecher)


Atividades:


1- O que a palavra ética significa?


2- O que a ética espontaneamente gera?


3- Conte algum momento em que você ou alguém:

a) Agiu com ética:

b) Não agiu com ética:

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