Língua Portuguesa 09 a 13/06.

 














Encontros vocálicos.

Copiar a poesia página 109: Descoberta

Atividades

 *Nº 1 e 3 a) b).

* Classifique em ditongo crescente ou decrescente:

comoção-

água-

territórios-

causou-

*Circule as palavras que apresentam hiatos:

versão - efeito - madeira - flutuar- invenção - pois - viagens - mais - atraída.


Livro página 110 e 111.

Copiar os conceitos:

Vogal-

Semivogal-

Hiato-

Ditongo- Crescentes e decrescentes.

-Tritongo.







Interjeição.




    3-Indique a alternativa que contém apenas interjeições que expressam alegria.

    a) Xô!, Sai! Fora!

     b) Ah!, Eh!, Ufa!
     c) Alô!, Oi!, Olá!
    4- Qual das seguintes interjeições é usada para expressar espanto?

    a) Caramba!

     

    b) Olé!

     

    c) Oxalá!

     

    d) Hã-hã!


    História em quadrinhos para entregar, página 114 e 115. ( Valendo 05 pontos). Ver história Demo Via.

    Escolher um dos assuntos:

    1. A chegada dos imigrantes italianos ao Brasil

    ✅ Abordar como foi a viagem de navio, as dificuldades no percurso e o acolhimento ao chegar.


    2. A vida e o trabalho dos imigrantes nas colônias

    ✅ Mostrar o cotidiano, como moravam, o que plantavam, as festas típicas que realizavam e como mantinham a cultura italiana viva.


    3. Conflitos e superações dos imigrantes italianos

    ✅ Explorar os desafios: língua diferente, preconceitos, saudade da terra natal e as estratégias de superação.

    4. O encontro das culturas: italiana e brasileira

    ✅ Mostrar a interação entre os italianos e outros grupos: comidas, danças, casamentos e formação de novas tradições.

    5. Uma homenagem aos 150 anos da imigração italiana

    ✅ Propor uma narrativa que celebre a contribuição dos italianos ao Brasil, podendo ser ficcional ou baseada em fatos históricos.

    https://www.storyboardthat.com/pt/criador-de-quadrinhos

    Livro página 103 e 104.

    Construindo o conceito.

    Atividades orais página 103 e 104.

    Copiar os conceitos de:
    *Discurso.
    *Enunciado.
    *Texto.
    *Intencionalidade discursiva.









    Comentários