Língua Portuguesa 11 a15/08.

 11 a15/08.



 Livro de Português página 199 

Cartas para minha avó

Atividades do livro página 200.

📚 Aula de Língua Portuguesa – 6º Ano

Tema: Gênero Textual – Carta Pessoal
Habilidade BNCC:

  • EF06LP04 – Identificar as características de gêneros textuais epistolares (carta pessoal, carta do leitor etc.), reconhecendo a situação comunicativa e os elementos do texto.


🎯 Objetivos da Aula

  • Compreender a estrutura e função comunicativa da carta pessoal.

  • Identificar os elementos essenciais da carta: data, saudação, corpo do texto, despedida e assinatura.

  • Produzir uma carta pessoal coerente e coesa, respeitando a estrutura do gênero.


🧠

  • Alguém já escreveu uma carta?

  • Para quem seria legal escrever uma carta hoje em dia?

  • Você já recebeu uma carta escrita à mão?


🔍 2. Desenvolvimento 

🗂️ Exploração do gênero (10 min)

Carta modelo 

São Paulo, 21 de julho de 2025.

Querido amigo Lucas,

Como você está? Espero que esteja bem! Estou escrevendo para contar sobre minhas férias. Fui para a casa dos meus avós no interior e me diverti muito...

(continua...)

Com carinho,  
Pedro

👉 

  • Quem escreve? Para quem?

  • Qual o assunto da carta?

  • Onde aparece a saudação? E a despedida?

📝 Características da carta pessoal:

Elemento Função
Data e local Indica quando e onde a carta foi escrita
Saudação Início afetivo (Ex: Querido, Olá)
Corpo do texto Onde a mensagem é desenvolvida
Despedida Encerramento cordial (Ex: Com carinho, Um abraço)
Assinatura Nome de quem escreve

✍️ Produção guiada (20 min)

Proposta de escrita:

Escreva uma carta para um colega de outra escola, contando como está sendo seu semestre, o que aprendeu, suas matérias favoritas e o que espera para o restante do ano.

  • Escreva no caderno ou em uma folha decorada.

  • Incentive a escrita com criatividade e sinceridade.

  • Revise ortografia, pontuação e estrutura.


Comentários