25/08
Tema: Coexistência, dignidade humana e exclusão social
Texto base: O Bicho – Manuel Bandeira
🎯 Objetivo da aula:
-
Refletir sobre o valor da vida humana, os impactos da desigualdade e como a coexistência ética pode transformar realidades.
-
Desenvolver a empatia e a consciência social a partir de uma leitura literária crítica.
📌 Habilidade da BNCC:
(EF09ER06) – Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.
📚 Etapas da aula:
-
Pergunta geradora:
"O que significa respeitar a dignidade de todas as pessoas, mesmo as mais invisibilizadas pela sociedade?"
Leitura da poesia “O Bicho”
O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.O bicho, meu Deus, era um homem.
— Manuel Bandeira
-
Questões para debate:
-
O que o autor quis transmitir com esse poema?
-
Qual imagem o poema constrói sobre a condição humana?
-
Por que ele chama o homem de "bicho"?
-
De que maneira a falta de dignidade rompe com a ideia de coexistência?
-
Onde vemos situações parecidas em nossa realidade atual?
-
-
Explique:
“Coexistir” não é apenas tolerar. É respeitar, cuidar, e lutar contra a exclusão.
-
Relacione a cena da poesia com pessoas em situação de rua, preconceitos e invisibilidade social.
-
Traga elementos de diferentes religiões que pregam o cuidado com o próximo (ex.: Cristianismo, Budismo, Islamismo, religiões indígenas, etc.).
Atividade escrita
Proposta:
Escreva um pequeno texto ou poema que represente o que é para você a coexistência ética e o respeito à dignidade humana, inspirando-se na poesia lida.
Comentários
Postar um comentário