Ensino Religioso 25/08.

 25/08



Tema: Coexistência, dignidade humana e exclusão social

Texto base: O Bicho – Manuel Bandeira


🎯 Objetivo da aula:

  • Refletir sobre o valor da vida humana, os impactos da desigualdade e como a coexistência ética pode transformar realidades.

  • Desenvolver a empatia e a consciência social a partir de uma leitura literária crítica.


📌 Habilidade da BNCC:

(EF09ER06) – Reconhecer a coexistência como uma atitude ética de respeito à vida e à dignidade humana.


📚 Etapas da aula:

  • Pergunta geradora:

    "O que significa respeitar a dignidade de todas as pessoas, mesmo as mais invisibilizadas pela sociedade?"


 Leitura da poesia “O Bicho” 

O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira

  • Questões para debate:

    • O que o autor quis transmitir com esse poema?

    • Qual imagem o poema constrói sobre a condição humana?

    • Por que ele chama o homem de "bicho"?

    • De que maneira a falta de dignidade rompe com a ideia de coexistência?

    • Onde vemos situações parecidas em nossa realidade atual?


  • Explique:

    “Coexistir” não é apenas tolerar. É respeitar, cuidar, e lutar contra a exclusão.

  • Relacione a cena da poesia com pessoas em situação de rua, preconceitos e invisibilidade social.

  • Traga elementos de diferentes religiões que pregam o cuidado com o próximo (ex.: Cristianismo, Budismo, Islamismo, religiões indígenas, etc.).


Atividade escrita 

Proposta:
Escreva um pequeno texto ou poema que represente o que é para você a coexistência ética e o respeito à dignidade humana, inspirando-se na poesia lida.



Comentários