Ensino Religioso 23/06- 30/06.

 






Vida e Morte – Parte 2

Tema: RituaIs, símbolos e celebrações relacionadas à vida e à morte em diferentes culturas

Objetivos:

  • Identificar rituais de passagem ligados à vida e à morte em diferentes religiões e culturas.

  • Compreender o valor simbólico dos rituais e sua importância emocional e social.

  • Estimular empatia, expressão criativa e o respeito pela diversidade cultural.


Desenvolvimento 

Atividade 1: Panorama das crenças

Concepções sobre vida e morte em diferentes tradições:

✅ Cristianismo: a vida é dom de Deus; após a morte, há a esperança da vida eterna, céu, inferno ou purgatório.
✅ Islamismo: crença na vida após a morte, com julgamento divino.
✅ Religiões de matriz africana: a morte é passagem para o mundo espiritual, onde os ancestrais continuam existindo.
✅ Espiritismo: a morte não é o fim; acredita-se na reencarnação e na evolução espiritual.
✅ Budismo: ciclo de nascimento, morte e renascimento (samsara) até alcançar a libertação (nirvana).
✅ Ateísmo/Agnosticismo: nem todos acreditam em vida após a morte; algumas pessoas valorizam o sentido da vida no presente.

Pesquisa e faça um desenho representando:

🔍 “Ritual de despedida”

  • De qual cultura/religião é.

  • Como é feito o ritual.

  • Algo que chamou atenção.


💬 Atividade  – Debate Ético

“Você acha que os rituais ajudam a lidar com a dor da perda? Por quê?”
“É possível viver bem mesmo sem acreditar em vida após a morte?”

Divida a turma em dois grupos, onde cada um defende um ponto de vista (com respeito e sem imposição). O objetivo é ouvir, pensar e argumentar, e não vencer.



“A vida é breve, mas seus significados são infinitos. Cada cultura encontra um jeito de celebrar, lembrar e transformar a dor em respeito e amor.”



“Como você lida com perdas?”
“Você acredita em vida após a morte? Como imagina que seja?”



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