Língua Portuguesa 28/04 a 02/05.




 Passeio ao moinho colonial 29/04 - 6º ano A

6º B- Continuação dos cartazes e apresentação sobre variedades linguísticas.

🎒 Aula de Língua Portuguesa – 6º ano - Semântica e Discurso

🗣️ Tema: O Sentido das Palavras e o Jeito de Falar


🎯 Objetivos da Aula

  • Entender que as palavras podem ter mais de um significado (semântica).

  • Perceber que o jeito de falar muda conforme quem está falando, com quem, onde e por quê (discurso).


🧠  Pergunta:

"Você já falou algo e alguém entendeu tudo errado?"
"Por que isso acontece?"

Às vezes a mesma palavra pode ter vários sentidos, e o que a gente quer dizer depende de como falamos e pra quem falamos.


🔤 Semântica: o que é isso?

É o sentido das palavras.

Exemplo:

  • A palavra “banco” pode ser:

    • Onde você guarda dinheiro.

    • Onde você senta.

🗣️ Discurso: o que é isso?

É o jeito de falar dependendo da situação.

Exemplo:

  • Você fala com seu colega de um jeito…

  • Mas fala com a diretora de outro?



Atividades:

 1-Palavras com mais de um significado (polissemia): Escreva dois significados diferentes para cada palavra. Crie uma frase para cada sentido.

Manga:

Bicho:

Folha:

Caixa:

Ponto:

Bola:

2- Complete as frases corretamente, conforme o sentido:

a)A blusa custou muito ______________. (caro / carro)

b) O frango que eu ____________ é delicioso. (aço/ asso)

c) Para ______________ a vela é necessário fogo. (acender/ ascender)


Ditado com correção trocada.

10 frases

Comentários