Língua portuguesa 17 a 21/03.

 


Leitura do livro de Língua Portuguesa, página 35, atividades orais.

Leitura das páginas 36 e 37.

Atividades:

1-Resuma em poucas palavras qual é a ideia principal do texto:
2-Quem são os personagens principais?
3-Como era a vida dos personagens no começo da história?
4-Quais os outros personagens de contos maravilhosos que aparecem no texto?
5-Qual foi a ideia do princípe para acabar com a felicidade?
6-Como os personagens reagiram a ideia do princípe?
7-Sugira uma resposta para a pergunta final do texto: O que é que eles iam fazer?




No texto: Felizes quase sempre, os personagens cansam da rotina, leia o texto Circuito fechado, ele também fala sobre rotina.  Atenção: observe que o texto é todo formado por substantivos.



Circuito fechado

Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água.Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço, caixa. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos.Coberta, cama, travesseiro.

Ricardo Ramos

Atividades:


1-O texto narra um dia na vida de um personagem.  Essa personagem é homem ou mulher? Justifique sua resposta.

2-Qual é a atividade profissional dessa personagem? Justifique sua resposta.

3-Que momentos do dia são retratados?

4-No texto, há várias palavras que se repetem, como telefone, papéis, caneta, entre outros. Por que essas repetições acontecem?

5-O que as repetições sugerem quanto ao tipo de vida que a personagem leva?

6-Que trecho traduz os poucos momentos de lazer da personagem?

7-A repetição de palavras - normalmente vista como indesejável na construção dos textos - é um problema no conto?

8-O texto “Circuito fechado” foi publicado pela primeira vez em 1972. Se tivesse sido escrito atualmente, quais elementos ou objetos poderiam fazer parte do cenário descrito?

9-Procure o significado da palavra circuito no dicionário.

10-Escreva o maior número de palavras com:

*F (objetos que tem na cozinha)

*C (peças do vestuário)

*Nomes de lugares

*Sentimentos que você já experimentou

*Alimentos com a letra P

11-Escreva um texto estilo Circuito Fechado sobre um dia da sua vida.



Comentários