Língua Portuguesa 24 a 28/02.



Ler o texto de Braulio Bessa - Redes Sociais.

Atividades sobre o texto:

  • O que o autor pensa sobre o uso das redes sociais?
  • Quais são os sentimentos expressos nas primeiras estrofes do poema?
  • O que o autor quer dizer ao mencionar "nas redes sociais é tudo tão artificial"?
  • Como o poeta descreve a solidão nas redes sociais?
  • Qual é a principal crítica do autor em relação ao comportamento das pessoas nas redes sociais?
  • Livro de língua portuguesa página 20.  O que é um podcast?




    Escutar Poodcast de conto maravilhoso.

    Histórias contadas por pictogramas.


    1. Linguagem Verbal, Não Verbal e Textos Multimodais

    • Linguagem Verbal: Refere-se ao uso de palavras, ou seja, tudo o que é expresso por meio de fala ou escrita. Exemplo: um livro, uma carta, um diálogo.
    • Linguagem Não Verbal: São formas de comunicação que não envolvem palavras, mas sim outros elementos, como gestos, expressões faciais, cores, imagens, sons ou movimentos. Exemplo: um desenho, uma foto, a postura corporal de alguém.
    • Textos Multimodais: São aqueles que utilizam tanto a linguagem verbal quanto a não verbal para transmitir a mensagem. Exemplos incluem cartazes, publicidades, vídeos e sites. Esses textos combinam palavras com imagens, gráficos ou sons para criar um significado mais completo.

    2. Interlocutores

    • O interlocutor é a pessoa que está recebendo ou respondendo a uma mensagem. Em uma conversa, pode ser o ouvinte ou leitor. Quando você fala ou escreve, está se comunicando com um interlocutor. Exemplo: em um diálogo, você é o emissor e quem responde é o interlocutor.
    • Interlocutor pode ser uma ou mais pessoas, dependendo da situação de comunicação.

    3. Língua, Linguagem e Suas Características

    • Língua: Refere-se ao conjunto de palavras e regras que uma comunidade usa para se comunicar. Por exemplo, o português é a língua usada no Brasil.
    • Linguagem: É o ato de se comunicar. Pode ser feito por palavras (língua verbal), gestos, imagens, sons, entre outros. Ou seja, a linguagem envolve todas as formas de comunicação, e a língua é apenas uma delas.
    • Características da Linguagem: Toda comunicação possui algumas características:
      • Intencionalidade: A comunicação tem um propósito, como informar, convencer ou entreter.
      • Código: A linguagem precisa de um código comum (como a língua portuguesa) para que a mensagem seja entendida.
      • Emissor e Receptor: Quem envia e quem recebe a mensagem.
      • Contexto: O ambiente ou situação em que ocorre a comunicação (exemplo: uma conversa informal ou uma reunião formal).

    Resumo:

    • Linguagem Verbal envolve palavras (escritas ou faladas).
    • Linguagem Não Verbal usa imagens, gestos e outros recursos sem palavras.
    • Textos Multimodais misturam ambos (palavras e imagens, por exemplo).
    • Interlocutores são as pessoas que participam da comunicação, seja como emissores ou receptores.
    • Língua é o conjunto de palavras e regras, e linguagem é o ato de comunicar.


    Atividades:

    1-Leia as frases abaixo. Em seguida, escreva ao lado de cada uma se ela é verbal ou não verbal.

    a)Uma imagem de uma criança sorrindo em uma propaganda de chocolate.

    b)O texto de uma carta de agradecimento.

    c)Um sinal de trânsito com a figura de um carro e uma seta.

    d)Uma história contada por um professor.

    e)O gesto de acenar com a mão para dizer "olá".




      • 2-Observe a imagem abaixo:

      • Responda às perguntas a seguir:
        1. Quais formas de linguagem você encontrou no cartaz?
        2. Qual é a função da imagem? E qual é a função do texto?
        3. Como a combinação da imagem e do texto ajuda a transmitir a mensagem de forma mais eficaz?
        4.  Na frase Rende tanto que só fome de elefante para dar conta, a expressão grifada significa que o molho de tomate:

          (A) dá para fazer muitos pratos.
          (B) é muito saboroso.
          (C) tem um sabor muito forte.
          (D) pode ser usado em qualquer receita.

          5. Por que a propaganda não usou a expressão "fome de leão no lugar de fome de elefante"?

          (A) Porque elefantes comem molho de tomate e os leões não.
          (B) Porque o elefante é o "garoto propaganda" da marca.
          (C) Porque elefante come mais que leão.
          (D) Porque elefante é mais dócil que leão.

          6. Observando imagem e texto da propaganda, pode-se afirmar que o molho de tomate pode ser usado

          (A) apenas em macarrão.
          (B) em poucos pratos.
          (C) apenas em carnes.
          (D) em diversas receitas.

          7. O objetivo dessa propaganda é

          (A) incentivar as pessoas a se alimentarem melhor.
          (B) aumentar o consumo de massas.
          (C) vender molho de tomate.
          (D) vender gibis da Turma da Mônica.

          8. Na frase "Rende tanto que só fome de elefante para dar conta.", o ponto final é usado para

          (A) expressar emoção.
          (B) enumerar situações.
          (C) finalizar uma idéia.
          (D) indicar dúvida.




      • 9-Leia as situações abaixo e, para cada uma, escreva quem é o emissor e quem é o interlocutor.

      Situações:
      1. Uma professora dando uma explicação para a classe.
      2. Você enviando uma mensagem de texto para um amigo.
      3. Uma propaganda de TV falando sobre uma marca de shampoo.
      4. Um aluno lendo um livro em voz alta para a turma.
      • Responda às perguntas abaixo de forma reflexiva:
        1. Qual é a diferença entre língua e linguagem? Dê exemplos para ilustrar a diferença.
        2. Diga duas situações em que você usa linguagem verbal e duas em que você usa linguagem não verbal.
        3. Como a linguagem pode ser usada em diferentes contextos, como em casa, na escola ou nas redes sociais?

    Comentários