Dinâmica de boas-vindas:
Sempre haverá esperança!
Como manter viva a esperança em nossa vida e transbordá-la para o mundo?
ORIENTAÇÕES
PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
ANO
2025 – 6º ANO
-PROFESSORA DEISI COMPARIN SERAFIN
BLOG: escolajoao2023.blogspot.com
IMPORTANTE:
Esta folha deve ser colada na primeira folha do caderno.
LIVRO DIDÁTICO: Português Linguagens:
Língua Portuguesa:6º ano Ensino Fundamental: Anos Finais - Cereja, William.
Vianna, Carolina Dias. - Ed. -- Saraiva: FTD, 2022.
POR
QUE ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA?
A Língua Portuguesa está presente em
todos os aspectos da nossa vida! Estudá-la nos ajuda a nos comunicar melhor,
interpretar informações, construir argumentos, desenvolver a criatividade e
ampliar nosso conhecimento sobre o mundo. Além disso, dominar a língua é
essencial para compreender textos de diferentes áreas do conhecimento, como
ciências, história e matemática. Por meio da leitura, da escrita e da
oralidade, podemos expressar nossas ideias com clareza e eficácia. Vamos
embarcar juntos nessa jornada de aprendizado!
O QUE
IREMOS ESTUDAR NO 6º ANO:
- Leitura e interpretação de textos
- Gêneros textuais e tipos de texto
- Ortografia e acentuação
- Classes gramaticais (substantivo, adjetivo,
verbo, etc.)
- Concordância verbal e nominal
- Uso dos pronomes
- Pontuação
- Produção de textos (narrativos, descritivos,
argumentativos e instrucionais)
- Figuras de linguagem
- Variedades linguísticas e adequação da
linguagem
- Literatura: contos, fábulas, poemas e crônicas
- Coesão e coerência textual
- Uso do dicionário e ampliação do vocabulário
- Texto jornalístico e informativo
- Gêneros digitais e novas formas de comunicação
LEMBRETES IMPORTANTES
ü Traga
sempre o material solicitado para as aulas, caderno, livro didático e
dicionário.
ü Deixe
suas tarefas sempre em dia, se faltar consulte o blog e copie os conteúdos
trabalhados.
ü Traga
sempre a sua agenda escolar.
ü No
caderno, perguntas e textos sempre devem ser escritos de caneta e as respostas
de lápis.
AVALIAÇÕES:
1º TRIMESTRE – 30 PONTOS |
2º TRIMESTRE –30 PONTOS |
3º TRIMESTRE – 40 PONTOS |
TOTAL 100 PONTOS |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
|
Média para aprovação 60 pontos (soma
dos três trimestres) |
*Em cada trimestre, para o
estudante que na soma das duas avaliações não atingir 12 pontos (no 1º e 2º
trimestres) e 18 pontos (no 3º trimestre), será oferecido estudos de
recuperação sobre as duas avaliações aplicadas.
REGRAS PARA A
ENTREGA DE TRABALHOS:
Todos os trabalhos solicitados para entregar devem ter a mesma forma de
apresentação em uma folha conforme exemplo abaixo:
ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO XXIII
COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA DEISI COMPARIN SERAFIN
6º ANO – TURMA:
ESTUDANTE:
ASSUNTO:
DATA: (Começar
o trabalho na mesma folha). BONS ESTUDOS! PROFE DEISI - Fevereiro/2025.
Detetive:
Encontre um colega que... (Peça para os colegas assinarem, não
repita as assinaturas)
1-Faça aniversário no mesmo mês que você: _____________________________________
2-Tenha a sua idade: _____________________________________________________
3-Tenha a mesma cor dos olhos: _____________________________________________
4-Pratique um esporte: ____________________________________________________
5-Use óculos: ___________________________________________________________
6-Tenha cabelo curto: ____________________________________________________
7-Esteja usando tênis branco: ______________________________________________
8-Goste de ler: _________________________________________________________
9-Seja do Grêmio: _______________________________________________________
10-Seja do Inter: _______________________________________________________
11-Tenha irmãos menores: _________________________________________________
12-Tenha o nome com mais de seis letras: ______________________________________
13-Goste de jogar baralho: _________________________________________________
14-Tenha cabelo cacheado: _________________________________________________
15-Tenha o mesmo signo que você: ___________________________________________
16-More em apartamento: _________________________________________________
17-Use transporte escolar: _________________________________________________
18-Use aparelho dentário: _________________________________________________
19-Alguém que você não pegou assinatura: ______________________________________
20- Alguém que você não pegou assinatura: _____________________________________
- A professora diz uma palavra difícil, e cada equipe tenta criar um significado, anotando no papel, ao sinal cada um fala sua resposta.
- Depois, o verdadeiro significado é revelado e quem mais se aproximar ganha pontos.
Comentários
Postar um comentário