Língua Portuguesa 12 a 14/02.

 Dinâmica de boas-vindas:

Sempre haverá esperança!

-Cada aluno recebe um pedaço de papel colorido, faz um coração e nele escreve a resposta da pergunta em forma de frase ou palavras:

Como manter viva a esperança em nossa vida e transbordá-la para o mundo?



*Folha para colar na primeira página do caderno com as instruções para o ano letivo.




ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO XXIIII

ORIENTAÇÕES PARA AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

ANO 2025 – 6º ANO -PROFESSORA DEISI COMPARIN SERAFIN

BLOG:  escolajoao2023.blogspot.com

 

 

IMPORTANTE: Esta folha deve ser colada na primeira folha do caderno.


 

 


LIVRO DIDÁTICO: Português Linguagens: Língua Portuguesa:6º ano Ensino Fundamental: Anos Finais - Cereja, William. Vianna, Carolina Dias. - Ed. -- Saraiva: FTD, 2022.

POR QUE ESTUDAR LÍNGUA PORTUGUESA?

            A Língua Portuguesa está presente em todos os aspectos da nossa vida! Estudá-la nos ajuda a nos comunicar melhor, interpretar informações, construir argumentos, desenvolver a criatividade e ampliar nosso conhecimento sobre o mundo. Além disso, dominar a língua é essencial para compreender textos de diferentes áreas do conhecimento, como ciências, história e matemática. Por meio da leitura, da escrita e da oralidade, podemos expressar nossas ideias com clareza e eficácia. Vamos embarcar juntos nessa jornada de aprendizado!


O QUE IREMOS ESTUDAR NO 6º ANO:

  1. Leitura e interpretação de textos
  2. Gêneros textuais e tipos de texto
  3. Ortografia e acentuação
  4. Classes gramaticais (substantivo, adjetivo, verbo, etc.)
  5. Concordância verbal e nominal
  6. Uso dos pronomes
  7. Pontuação
  8. Produção de textos (narrativos, descritivos, argumentativos e instrucionais)
  9. Figuras de linguagem
  10. Variedades linguísticas e adequação da linguagem
  11. Literatura: contos, fábulas, poemas e crônicas
  12. Coesão e coerência textual
  13. Uso do dicionário e ampliação do vocabulário
  14. Texto jornalístico e informativo
  15. Gêneros digitais e novas formas de comunicação

 

LEMBRETES IMPORTANTES

ü  Traga sempre o material solicitado para as aulas, caderno, livro didático e dicionário.

ü  Deixe suas tarefas sempre em dia, se faltar consulte o blog e copie os conteúdos trabalhados.

ü  Traga sempre a sua agenda escolar.

ü  No caderno, perguntas e textos sempre devem ser escritos de caneta e as respostas de lápis.

AVALIAÇÕES:

1º TRIMESTRE – 30 PONTOS

2º TRIMESTRE –30 PONTOS

3º TRIMESTRE – 40 PONTOS

TOTAL 100 PONTOS

 

Trabalhos

8

Avaliação

10

Avaliação

10

Participação e comprometimento

2

Total

30

Média

18

 

Trabalhos

8

Avaliação

10

Avaliação

10

Participação e comprometimento

2

Total

30

Média

18

 

Trabalhos

8

Avaliação

15

Avaliação

15

Participação e comprometimento

2

Total

40

Média

24

Média para aprovação 60 pontos

(soma dos três trimestres)

*Em cada trimestre, para o estudante que na soma das duas avaliações não atingir 12 pontos (no 1º e 2º trimestres) e 18 pontos (no 3º trimestre), será oferecido estudos de recuperação sobre as duas avaliações aplicadas.

 

REGRAS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS: Todos os trabalhos solicitados para entregar devem ter a mesma forma de apresentação em uma folha conforme exemplo abaixo:

            ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO XXIII

            COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA

            PROFESSORA DEISI COMPARIN SERAFIN

6º ANO – TURMA:

ESTUDANTE:

ASSUNTO:                           

DATA: (Começar o trabalho na mesma folha).                            BONS ESTUDOS!  PROFE DEISI - Fevereiro/2025.


Atividade detetive:

Detetive:

Encontre um colega que... (Peça para os colegas assinarem, não repita as assinaturas)

1-Faça aniversário no mesmo mês que você: _____________________________________

2-Tenha a sua idade: _____________________________________________________

3-Tenha a mesma cor dos olhos: _____________________________________________

4-Pratique um esporte: ____________________________________________________

5-Use óculos: ___________________________________________________________

6-Tenha cabelo curto: ____________________________________________________

7-Esteja usando tênis branco: ______________________________________________

8-Goste de ler: _________________________________________________________

9-Seja do Grêmio: _______________________________________________________

10-Seja do Inter: _______________________________________________________

11-Tenha irmãos menores: _________________________________________________

12-Tenha o nome com mais de seis letras: ______________________________________

13-Goste de jogar baralho: _________________________________________________

14-Tenha cabelo cacheado: _________________________________________________

15-Tenha o mesmo signo que você: ___________________________________________

16-More em apartamento: _________________________________________________

17-Use transporte escolar: _________________________________________________

18-Use aparelho dentário: _________________________________________________

19-Alguém que você não pegou assinatura: ______________________________________

20- Alguém que você não pegou assinatura: _____________________________________

21- Alguém que você não pegou assinatura: _____________________________________










Líderes dos grupos.
Alunos em grupos de 4. Formar 5 grupos. Escolher um nome para o grupo, escrever em um papel e colocar sobre a mesa.

*Cada grupo recebe uma charada, anotar no papel a resposta e devolver, sem mostra para o outro grupo. Pontua quem acertar.

*Arrancar uma folha do caderno, sortear uma letra no Wordwall, cada grupo deverá escrever uma frase com no mínimo 5 palavras em que não apareça a letra sorteada, quem gritar stop primeiro erguendo a mão e a frase estiver certa, pontua.

*Jogo do Dicionário 📖
  • A professora diz uma palavra difícil, e cada equipe tenta criar um significado, anotando no papel, ao sinal cada um fala sua resposta.
  • Depois, o verdadeiro significado é revelado e quem mais se aproximar ganha pontos.
Texto:  Palavras Mágicas

Rosana Rios












Comentários