Matemática 19/02 a 23/02.


Aula 01 - Instruções para o ano letivo 2024. 


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO XXIIII
ANO 2024 – 6º ANO - ORIENTAÇÕES PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA
PROFESSORA DEISI COMPARIN SERAFIN
IMPORTANTE: Esta folha deve ser colada na primeira folha do caderno.
 
POR QUE ESTUDAR MATEMÁTICA?
Vivemos em um mundo altamente dependente da matemática! O estudo da matemática é importante no desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade, da capacidade de investigação e da solução de problemas. Ela está nas pequenas ações que realizamos no nosso dia a dia, como, por exemplo, ir às compras, preparar uma receita, brincar e jogar, contar o tempo no relógio, na música, etc. A estatística, a ecologia e a computação são exemplos de áreas que utilizam a matemática como ferramenta. Vamos entrar juntos nesse desafio!

O QUE IREMOS ESTUDAR NO 6º ANO:
1.Sistema de numeração decimal
2.Adição, subtração, multiplicação e divisão
3.Potenciação
4.Expressões numéricas
5.Múltiplos
6.Divisores
7.Números primos
8.Frações
9.Porcentagem e probabilidade
10.Números decimais
11.Figuras geométricas
12.Ângulos e polígonos
13.Comprimento e área
14.Grandezas e medidas
15.Educação Financeira
 
LIVRO DIDÁTICO: Giovani Júnior, José Ruy. A conquista matemática:6º ano: Ensino Fundamental: Anos Finais /José Ruy Giovanni Júnior - Ed. – São Paulo: FTD, 2022.
LEMBRETES IMPORTANTES
ü  Traga sempre o material solicitado para as aulas, caderno e livro didático.
ü  Deixe suas tarefas sempre em dia.
ü  Traga sempre a sua agenda escolar.
ü  No caderno, perguntas e textos sempre devem ser escritos de caneta e as respostas de lápis.
 
AVALIAÇÕES:

1º TRIMESTRE – 30 PONTOS

2º TRIMESTRE –30 PONTOS

3º TRIMESTRE – 40 PONTOS

TOTAL 100 PONTOS

 

Trabalhos

8

Avaliação

10

Avaliação

10

Participação e comprometimento

2

Total

30

Média

18

 

Trabalhos

8

Avaliação

10

Avaliação

10

Participação e comprometimento

2

Total

30

Média

18

 

Trabalhos

8

Avaliação

15

Avaliação

15

Participação e comprometimento

2

Total

40

Média

24

Média para aprovação 60 pontos

(soma dos três trimestres)

*Em cada trimestre, para o estudante que na soma das duas avaliações não atingir 12 pontos (no 1º e 2º trimestres) e 18 pontos (no 3º trimestre), será oferecido estudos de recuperação sobre as duas avaliações aplicadas.
 
REGRAS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS: Todos os trabalhos solicitados para entregar devem ter a mesma forma de apresentação em uma folha conforme exemplo abaixo:
         ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO XXIII
         COMPONENTE CURRICULAR MATEMÁTICA
         PROFESSORA DEISI COMPARIN SERAFIN
6º ANO – TURMA:
ESTUDANTE:
ASSUNTO:                           
 DATA: (Começar o trabalho na mesma folha).
 
BONS ESTUDOS!  PROFE DEISI - Fevereiro/2024.


Aula 01 - (EF06MA01). Conhecer a importância da história, comparar, ordenar, ler e escrever números
naturais e números racionais cuja representação decimal é finita, fazendo uso da reta
numérica.

Detetive dos números.

Em forma de competição, dois grupos o primeiro que resolver o cálculo de cabeça e escrever o resultado correto no quadro, a equipe marca ponto. Ganha a equipe que ao final tiver a maior pontuação. Escolha do nome da equipe.


Atividades:

1- Escreva em forma de lista, dez situações do cotidiano em que você utiliza números:
2-Cálculo mental:
 
a) 37+24=                       f)109-10=                  k)15x2=                   p)15:3=
b) 19+51=                      g)85-45=                    l)10x10=                  q)50:5=
c) 108+23=                    h)100-29=                  m)41x3=                   r)40:2=
d)730+70=                     i)76-48=                     n)110x5=                  s)27:3=
e)548+12=                     j)27-19=                     o) 27x0=                   t)100:5=


Aula 02- (EF06MA03). Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos,
exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com
compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.

Em grupos de 4:



Nesse problema, oito pessoas precisam atravessar um rio utilizando uma jangada.




As oito pessoas são: pai, mãe, dois filhos, duas filhas, um policial e uma prisioneira.
Para efetuar a travessia é necessário seguir algumas regras:

    I) A jangada só pode carregar duas pessoas por vez;
    II) Somente o pai, a mãe e o policial sabem manobrar a jangada;
    III) Os filhos não podem ficar com a mãe na ausência do pai em nenhuma das margens do rio;
    IV) Os filhos não podem ser transportados pela mãe;
    V) As filhas não podem ficar com o pai na ausência da mãe em nenhuma das margens do rio;
    VI) As filhas não podem ser transportadas pelo pai;
    VII) A prisioneira não pode ficar com os membros da família na ausência do policial.




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