Ensino Religioso 02 a 07/07.



6º ano- 
Filme: O princípe do Egito.
Trabalho avaliativo sobre o filme.

7º ano -
Organizações religiosas.

                                Minha máquina de escrever. 
    Apxsar dx minha máquina dx xscrxvxr sxr um modxlo antigo, funciona bxm, com xxcxssão dx uma txcla. 
    Há quarxnta x duas txclas qux funcionam bxm, mxnos uma x isto faz uma difxrxça muito grandx. Ás vxzxs parxcx qux mxu grupo x como minha máquina dx xscrxvxr são iguais, qux nxm todos os mxmbros xstão dxsxmpxnhando suas funçõxs como dxvxriam. Vocx dirá: Afinal sx sou apxnas uma pxça sxm xxprxssão x sxm dúvida não farxi difxrxnça à comunidadx.
     Xntrxtanto, uma organização para podxr progrxdir xficixntxmxntx prxcisa da participação ativa dx todos os sxus componxntxs. Na próxima vxz qux vocx pxnsar qux não prxcisam dx vocx, lxmbrx-sx da minha vxlha máquina dx xscrxvxr x diga a si próprio: "Xu sou uma pxça muito importantx no grupo x mxus sxrviços são muito nxcxssários." 
    O defeito foi sanado. Agora a leitura é fácil, a mensagem é clara e positiva. Sinta a diferença de uma SIMPLES TECLA: Identifique-se, integre-se, aja em prol de sua comunidade, de seu grupo e seja mais FELIZ E REALIZADO. 
a) Por que um homem Só não é ninguém? ______________________________________________________________________________  b) O que você entendeu por “trabalho em equipe”? ___________________________________________________________________________  
c) Você está cumprindo sua tarefa na escola e em casa? Como? ______________________________________________________________________________                     Organizações religiosas.

     As organizações religiosas são formadas pela união de indivíduos com o propósito em comum de culto ao sagrado. Em sua maioria, possuem doutrinas com preceitos éticos, ritos, lugares e símbolos que se configuram em instituições de cunho religioso.
   As religiões influenciam as diferentes formas de compreender e representar a natureza e o destino dos seres humanos. São fontes inspiradoras da arquitetura, da música, da dança, do teatro, da pintura, da poesia, entre outras. 
    A religião é um fenômeno que as sociedades humanas têm produzido em diferentes contextos geográficos, históricos como parte do processo de construção cultural. Apesar de muitos não participarem de nenhuma religião, mas é inegável a sua influência. 
    As organizações religiosas ou religiões, como sistemas organizados a partir de uma estrutura hierárquica, conjunto de doutrinas, ritos, símbolos e normas éticas, podem ser dogmáticas, mas também abertas e flexíveis. Sua função básica, pelo menos no plano ideal, é contribuir para com o processo civilizador da humanidade, orientar as pessoas em sua busca e relação com o sagrado, dar respostas às questões existenciais e sustentação à existência da comunidade por meio de preceitos éticos. 
    A organização religiosa está presente em nosso cotidiano sendo visível através da diversidade religiosa presente no contexto em que vivemos e pode ser reconhecida, entre outras maneiras, por meio da estrutura hierárquica do interior dessas organizações e que convivem no contexto da comunidade dos estudantes, sendo percebidas através das lideranças religiosas (padres, pastores, pai-de-santo, rabinos entre outros).
   Nestas organizações percebe-se a atuação de lideranças exercidas por homens e mulheres com funções e papéis definidos que são fundamentais para a sua manutenção e sobrevivência das instituições religiosas. 
   Algumas organizações têm uma participação mais efetiva das mulheres e outras menos, dependendo da sua estrutura interna, de sua doutrina e dos seus preceitos. Existem religiões patriarcais onde o papel do homem na hierarquia religiosa é preponderante (religião católica: Papa, Bispo, Padre) e outras em que as funções mais importantes são próprias das mulheres e por isso são matriarcais (Religiões de matriz africana: Mãe de Santo, Ialorixá). Exemplos de algumas organizações religiosas: Hinduísmo, Jainismo, Sikhismo, Taoísmo, Confucionismo, Xintoísmo, Zoroastrismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Fé Bahá’í, Candomblé, Umbanda e Indígenas.
 
1-Como é organizada a estrutura humana de sua religião? 
2-Existe uma estrutura hierárquica (fundador(a)/liderança religiosa/personalidade importante)? 
3-Quais as funções de cada membro nessa estrutura? 
4-Como se organizam os diversos níveis de autoridade? 
5-Como se da à atuação de homens e mulheres na sua instituição? 
6-Existe algo relacionado com o Sagrado Feminino em sua religião?


8º ano- Crença e convicção.












O que é Crença:
Acreditar em algo.

Exemplo de uso da palavra Crença:
Crenças populares.

 

O que é Convicção:

 A Certeza ou opinião firme de um individuo sobre algo em que acredita.

Exemplo de uso da palavra Convicção:
Convicção de que uma ideologia politica ou uma crença religiosa constituem solução para determinados problemas sociais.

Comentários