Ciências 15 a 19/05.



 Jogos Wordwall da semana passada. - 6° B

https://wordwall.net/pt/resource/14450884/conserva%C3%A7%C3%A3o-de-alimentos

https://wordwall.net/pt/resource/3791352/conserva%C3%A7%C3%A3o-dos-alimentos

https://wordwall.net/pt/resource/25259639/c%C3%B3pia-da-conserva%C3%A7%C3%A3o-dos-alimentos-e-dos-micro-organismos

Nutricionista para conversar sobre a conservação dos alimentos.

Atividade:

1)Faça um resumo sobre o que você aprendeu com as explicações da nutricionista:

a-O que eu já sabia:

b-O que eu aprendi:

c-O que vou conseguir por em prática:


Livro de ciências 88,89,90.
Atividades pág. 91 nº  1,2 e 6.

Trabalho avaliativo de ciências com consulta– 2° trimestre. ____

Nome:_________________________________________ 6° ano 05

Fenômenos físicos e químicos.


  Os fenômenos físicos são aqueles em que a constituição do material não muda. Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

     Os fenômenos químicos são aqueles em que a constituição do material muda. Por exemplo, se agora pegarmos o papel mencionado anteriormente e o queimarmos, ele não será mais papel, pois antes ele era constituído de celulose, mas reagiu com o oxigênio presente no ar e originou gás carbônico e vapor de água, na fumaça, além de carvão (cinzas do papel). Assim, a natureza da matéria foi alterada.


1) Faça a associação correta entre a coluna A e a coluna B:


Coluna A:

(I) fenômenos físicos

(II) fenômenos químicos


Coluna B:

A. ( ) Amassar um papel;

B. ( ) Fotossíntese realizada pelas plantas;

C. ( ) Quebrar um copo de vidro;

D. ( ) Ferver a água;

E. ( ) Dissolução do açúcar em água;

F. ( ) Alimento decompondo-se no lixo;

G.( ) Congelamento da água;

H.( ) Queima do carvão;

I. ( ) Produção de queijo a partir do leite;

J. ( ) Transformação de tecido em roupas;

K. ( ) Triturar o carvão para obter o carvão ativo;

L. ( ) Aquecer uma panela de alumínio;

M. ( ) Queima de papel;

N. ( ) Queima de combustíveis no motor dos automóveis;

O. ( ) Azedamento do leite;

P. ( ) Corte de um bolo;

Q. ( ) Digestão de alimentos;

R. ( ) Enferrujamento de uma palha de aço;

S. ( ) Amassar uma latinha de alumínio.


2) A curiosidade natural do ser humano o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experiências, procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade, exploradora e investigativa, ele observa os fenômenos químicos e físicos para conhecer melhor a natureza. Procure reconhecer, nas situações cotidianas citadas a seguir, quais envolvem fenômenos físicos (F) e quais envolvem fenômenos químicos (Q):


( ) Água fervendo para fazer café.

( ) Combustão da gasolina no motor de um carro.

( ) Funcionamento do motor elétrico de um liquidificador.

( ) Gordura sendo removida com detergente.

( ) Resfriamento de alimentos na geladeira.


3) Quando a matéria sofre uma transformação qualquer, diz-se que ela sofreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico. Nesse sentido considere as seguintes transformações:

derretimento das geleiras;

degradação dos alimentos no organismo;

ação de um medicamento no organismo;

produção de energia solar.


Com relação a essas transformações, é correto afirmar:

a) Todas são fenômenos químicos.

b) Todas são fenômenos físicos.

c) O derretimento das geleiras e a degradação dos alimentos no organismo são fenômenos químicos.

d) A ação de um medicamento no organismo e a produção de energia solar são fenômenos físicos.

e) O derretimento das geleiras e a produção de energia solar são fenômenos físicos.


4) Os sistemas naturais mantêm parte de sua regulação por meio do desencadeamento de fenômenos físicos e químicos. Qual das situações abaixo corresponde a um fenômeno químico?

a) Decomposição da matéria orgânica.

b) Evaporação das águas de um lago.

c) Chuva.

d) Orvalho.

e) Erosão.


5) Em quais das passagens destacadas a seguir está ocorrendo transformação química?

1. “O REFLEXO DA LUZ NAS ÁGUAS onduladas pelos ventos lembrava-lhe os cabelos de seu amado”.

2. “A CHAMA DA VELA confundia-se com o brilho nos seus olhos”.

3. “Desolado, observava O GELO DERRETENDO em seu copo e ironicamente comparava-o ao seu coração”.

4. “Com o passar dos tempos começou a sentir-se como a velha TESOURA ENFERRUJANDO no fundo da gaveta”.


Estão corretas apenas:

a) 1 e 2 b) 2 e 3 c) 3 e 4 d) 2 e 4 e) 1 e 3


6) A alternativa que contém um fenômeno físico observado no dia-a-dia é:

a) a queima de um fósforo.

b) o derretimento do gelo.

c) a transformação do leite em coalhada.

d) o desprendimento de gás, quando se coloca sal de frutas em água.

e) o escurecimento de um objeto de cobre.


7) A queima da gasolina; a sublimação da naftalina; o enferrujamento do prego e o derretimento de um bloco de gelo são respectivamente, fenômenos:

a) químico; físico; químico e físico.

b) físico; químico; químico e químico.

c) químico; físico; físico e químico.

d) físico; físico; químico e químico.


8) Fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, isto é, aquele no qual ocorre uma reação química. Baseado nesta informação, analise as proposições julgando-as CERTAS (C) ou ERRADAS (E). São fenômenos

químicos:

a. ( ) A precipitação da chuva.

b.( ) A queima do gás de cozinha.

c. ( ) A formação do gelo dentro de um refrigerador.

d. ( ) O processo de respiração animal e vegetal.




    

Comentários