Ensino Religioso 10 a 14/04.


6º ano-





Hinduísmo


O que é o hinduísmo:

O Hinduísmo é a religião oficial da Índia e uma das mais antigas tradições religiosas que se encontra registro histórico. É a terceira maior religião do mundo, perdendo em número de seguidores apenas para o cristianismo e o islamismo.

Uma das principais características do Hinduísmo se dá na divisão da sociedade indiana por castas. São grupos sociais hindus, compostos separadamente por brâmanes (sacerdotes), xátrias (guerreiros), vaicias (comerciantes), sudras (operários) e fora da estrutura social ainda existem os párias, também chamados de intocáveis.

Om

Om ou Aum é o símbolo do Hinduísmo

O principal símbolo visual do Hinduísmo é o Om ou Aum, o som primordial. Utilizado nas vocalizações, meditações e mantras, é formado por três letras em sânscrito e combinadas fazem o som de om ou aum. O Om representa a divindade da criação, Brahma.

O Hinduísmo não tem um sistema de crenças integrado e nem um único livro sagrado, embora use como referência os vedas, os textos sagrados da tradição védica. A cultura hindu incorpora uma série de costumes e tradições védicas e posteriormente até cristãs, islâmicas, e de outras filosofias orientais, como o budismo.

Atividades:

1- O hinduísmo é a __________________ maior religião do mundo.

2- Para o hinduísmo a sociedade indiana se divide por ___________________.

3- Qual é o principal símbolo do hinduísmo? O que ele significa?

4- Qual livro sagrado os hindus usam como referência?

7º ano-




Atividades:

  1. Quais são as três peneiras?
  2. Por que é importante, antes de falar, passar pela peneira da verdade?
  3. Por que é importante, antes de falar, passar pela peneira da bondade?
  4. Por que é importante, antes de falar, passar pela peneira da necessidade?
  5.  O que você aprendeu com esse texto e o que pretende mudar em suas atitudes após sua leitura?
  6.  Você já foi atingido por um mal entendido assim? Como  você se sentiu? Gostaria que algum amigo  passasse por uma situação constrangedora por conta de uma fofoca, assim?


Autoavaliação de Ensino Religioso. (5 Pontos)
Nome:                                               Série:
Observando meu comportamento e atitudes na escola, descreva:
*O que está bom:
*O que precisa mudar:
*Que nota eu me daria hoje?(0 a 100)


8º ano-


Dinâmica: Corrente do bem. (Fazer o bem, elogio) 
   Escrever uma palavra no caderno que descreva como eu estou me sentindo hoje. 

    *Cada aluno vai receber um pedaço de papel para grudar nas costas.  Caminhando pela sala, escrever nas costas de cada colega uma qualidade boa, que admira no colega.
 (colar)

    Após a dinâmica escrever de novo uma palavra no caderno de como eu estou me sentindo agora.   



1.       


Comentários