Ensino Religioso 20 a 24 de março.


6º ano - Livros sagrados: Budismo.

     Buda (o iluminado, em sânscrito) foi Sidarta Gautama, nascido na região do Himalaia (Índia). Viveu por volta de 563 a.C a 483 a.C. Era integrante de uma rica família da região e teve uma vida repleta de luxo e segurança até os 29 anos de idade. Sua família não permitia que ele entrasse em contato com a vida fora do palácio e, portanto, Sidarta desconhecia a miséria. Porém, quando entrou em contato com a pobreza de grande parte da população e com o sofrimento humano, resolveu mudar radicalmente sua vida. Saiu do palácio, deixando esposa e família, e passou a buscar explicações e soluções para o sofrimento humano.

    De acordo com os relatos da época, Buda começou a meditar até alcançar a iluminação. A partir deste momento, passou a divulgar seus ensinamentos. O princípio básico do budismo é a busca pela anulação dos desejos materiais como meio de terminar com o sofrimento. Para tanto, é necessário o desenvolvimento de ações e pensamentos corretos (positivos).

    O principal livro sagrado budista consiste no Tripitaka, livro compartimentado em três conjuntos de textos que compreendem os ensinamentos originais de Buda, além do conjunto de regras para a vida monástica e ensinamentos de filosofia.
Responda as questões abaixo sobre o que acabou de ler:

Sobre o sofrimento Buda concluiu que:
a) O sofrimento é vontade de Deus.
b) É o mesmo que reencarnação.
c) É o mesmo que ressurreição.
d) É resultado das ações erradas do homem.

Responda:

a) Qual o princípio básico do “Budismo”?
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b) Qual o nome do livro sagrado do Budismo?
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c) O nome do Príncipe indiano conhecido por Buda é:
Maomé | Sidharta Gautama | Sudoddhana Gautama | Jesus Cristo | Alá | Adonai

Para o príncipe indiano a felicidade está:
a) Nas riquezas de seu palácio.
b) Nas ambições, em poder ter sempre mais.
c) Na compaixão, cuidar de quem precisa.
d) No egoísmo da sociedade.

05. Mahatma Gandhi disse: "Temos de ser a transformação que queremos no mundo". Explique a frase.
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06.Complete a frase: “Quando um amigo está triste, para ajudá-lo eu ... ”
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07.Marque a alternativa correta:
a) O nome do livro sagrado do Budismo é Alcorão.

b) O nome do livro sagrado do Budismo é Tripitaki.

7º ano - Ética, princípios e valores.



https://drive.google.com/file/d/1_UqtFT8eegE3kv7Psjl0rsm96Wg6atvI/view

8º ano - Cooperação.  Dinâmica das cadeiras.

PONTOS DE REFLEXÃO

  • Cooperação é todos juntos ajudando a realizar alguma coisa.
  • Cooperação é trabalhar juntos com paciência e afeição.
  • A cooperação existe quando as pessoas trabalham para um objetivo comum.
  • A cooperação requer que se reconheça o valor do papel de cada um e que se mantenha uma atitude positiva.
  • Aquele que coopera cria bons votos e sentimentos puros em relação aos outros e à tarefa.
  • Ao cooperar, há necessidade de saber o que é preciso. Às vezes, precisamos de uma ideia, às vezes precisamos deixar a nossa ideia. Às vezes precisamos conduzir e às vezes precisamos ser conduzidos.
  • A cooperação é governada pelo princípio do respeito mútuo.
  • Aquele que coopera recebe cooperação.
  • Onde há amor há cooperação.
  • Ao manter-me consciente dos meus valores, posso oferecer cooperação.
  • Coragem, consideração, cuidado e compartilhamento proporcionam uma base para a cooperação.
Como os grupos religiosos podem cooperar com a sociedade?

    Quando falamos em religião, é muito comum que as pessoas pensem apenas nas reuniões periódicas, nas tradições de um grupo, ou na convivência com pessoas que acreditam de uma forma semelhante. Porém, a religiosidade é muito maior que isso. Ela diz respeito também à forma como uma pessoa escolhe viver, à motivação que ela tem para suas atitudes e à forma como ela contribui com a vida e a sociedade.
    Dessa forma, a religiosidade pode levar as pessoas a se responsabilizar por buscar soluções para os problemas sociais. Alguém pode proteger a natureza por causa dos orixás. Pode lutar pelos direitos humanos por crer que as pessoas foram criadas à imagem de Deus, e por isso devem ter sua dignidade preservada. Pode levar alimento e remédio aos que necessitam por acreditar que fora da caridade não há salvação. E pode até mesmo lutar por uma transformação da sociedade, melhorá-la, por não ter fé religiosa e pensar que as mudanças devem ser feitas imediatamente, ao invés de esperar uma recompensa no pós-vida.
   Os grupos religiosos, em geral, são organizações do Terceiro Setor. Eles vivem de contribuições feitas por pessoas que se identificam com seus ensinamentos e administram o dinheiro obtido de acordo com suas prioridades. É fato que o foco dos grupos religiosos é o ritual (o momento do culto) e o ensinamento de sua tradição. Mas, ainda assim, muitas comunidades se dedicam também a obras sociais.
   É importante observar que a colaboração das comunidades religiosas para causas sociais não fere a laicidade do Estado. Esse trabalho é uma forma de cooperação com a sociedade. Ele não confere nenhum privilégio à comunidade religiosa e nem impõe às outras pessoas seus dogmas religiosos. Ele apenas procura solucionar problemas sociais e tornar o mundo um lugar melhor.

Atividades:

1-Escreva, com suas palavras, como esse tipo de trabalho pode impactar a vida das pessoas que recebem a assistência.
2-Ao longo do texto é mostrado o poder que os grupos religiosos têm, devido à sua credibilidade e poder de mobilização. Explique por que é importante que os grupos religiosos utilizem seu potencial de mobilização em prol de causas sociais. 
3-Explique também, por que isso não interfere na laicidade do Estado.
4-Você conhece alguma causa social ou movimento de mobilização feito por grupos religiosos? Conte como isso acontece.

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