Como seria o mundo sem a Ciência.
MAPA MENTAL - Para que serve a Ciência?
O que é ciência?
Derivada do latim scientia, a palavra significa conhecimento. Mas não se trata de um conhecimento qualquer, ela busca compreender fatos e verdades, leis naturais da vida, para saber e explicar como o universo funciona por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.
A contribuição da ciência para a sociedade é inquestionável, na medida em que possibilita avanços nos campos da saúde, da alimentação, do ambiente, da tecnologia, da energia e muitos outros, melhorando a qualidade de vida das populações e enriquecendo as sociedades intelectual e culturalmente.
Atividades:
1- O que a palavra ciência significa?
2- Em que a ciência se baseia?
3- Qual é a contribuição da ciência para a sociedade?
4- Faça um desenho que represente a ciência.
Aula 02:
Introdução á matéria
A relação do homem com a natureza dar-se desde sua própria existência. Desde o inicio dos tempos o homem utiliza dela para sobreviver. Com isso, o homem passou a observá-la e consequentemente adquiria conhecimentos que eram utilizados para melhorar suas vidas. O fogo é um fenômeno natural que existe antes dos seres humanos aparecerem, quando os relâmpagos incendiavam as árvores, o homem observando tal fenômeno aprendeu a produzir faíscas utilizando duas pedras, usando-o como fonte de calor. Isso levou o homem a investigar sobre os fenômenos que o rodeava, e mais tarde, a milhares de anos depois contribuiu para que a ciência fosse criada.
Observe as coisas que estão ao seu redor, e você ira perceber que possui coisas que você pode pegar e outras que pode sentir, notará também que se essas coisas forem pesadas elas apresentaram uma massa e todas ocuparam um lugar no espaço. Daí, tiramos o significado de matéria, é tudo que ocupa um lugar no espaço e tem massa. A cadeira, a mesa, o caderno, as roupas, todos esses são exemplos de matéria.
Observe as imagens a seguir:
As árvores, as ruas, os prédios, as casas, tudo que podemos ver na foto acima é constituído de matéria.
No entanto, a matéria também pode ser sentida, como por exemplo, o ar. Apesar dele não poder ser tocado apenas sentido, o ar também é matéria; pois ele tem massa e ocupa um lugar no espaço. Isso é claramente visto em um experimento onde colocamos um papel dentro de um copo e mergulhamo-lo verticalmente dentro de uma bacia de água. Ao fazermos isso, veremos que o papel estará seco, isso graças ao ar existente no interior do copo, que impede a entrada de água a ponto de molhar o papel.
Suponhamos que duas crianças estejam disputando para brincar dentro de uma caixa, sendo que ela cabe apenas uma. Sabemos que para que as duas possam brincar dentro da caixa é necessário que uma brinque primeiro que a outra, pois se não a caixa rasgará. Isso ocorre porque duas pessoas não podem ocupar um mesmo lugar. O mesmo vale para a matéria.
Com isso podemos concluir que o ar é uma matéria, pois a água não pode ocupar o lugar onde esta a matéria, ou seja, o mesmo lugar. O vídeo a seguir demonstra o experimento relatado acima:
Mas, se tudo a nossa volta é matéria, então ela estar em toda parte? Não, no espaço sideral não há matéria. O meio que não possui matéria é chamado de vácuo. Além disso, o vácuo também pode ser obtido em laboratório, com a ajuda de equipamentos especiais.
Corpo, objeto e substância
É chamado de Corpo uma quantidade de matéria limitada, e quando esse é trabalhado damos o nome de objeto, ou seja, quando o homem utiliza a matéria como ferramenta ou utensílio. Por exemplo, quando tenho um pedaço de madeira, algumas gramas de ouro e um pouco de granito, essas são matérias em quantidades limitadas, por isso dizemos que são corpos. Com esses corpos podemos gerar objetos como uma mesa, uma aliança e uma estátua.
Utilizando a madeira, um carpinteiro constrói uma mesa; o ouro, o ourives produz um anel e o granito pode ser construído uma estátua com ele.
Utilizando a madeira, um carpinteiro constrói uma mesa; o ouro, o ourives produz um anel e o granito pode ser construído uma estátua com ele.
Para uma melhor compreensão, observem a imagem abaixo:
Fonte: http://www.profpc.com.br/Mat%C3%A9ria_propriedades.htm
Podemos utilizar vários tipos de matérias para construir diferentes objetos, como nos exemplos citados a cima. Isso nos leva a um novo conceito, o de substância. A substância é uma porção de matéria, ou seja, toda a variedade de matéria exemplificada acima é considerada substâncias. Por exemplo: uma mesa de madeira, um lápis e uma cadeira também de madeira ; todos os objetos citados são diferentes, mas possuem a mesma substância: a madeira.